Resenha: Deslembrança

Título: Deslembrança
Autora: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 
Ano: 2012
Compre agora!

 Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.

Todo dia, exatamente às 4:33, a memória de London Lane se apaga, e a única maneira de ela continuar vivendo como qualquer garota normal são as inúmeras anotações que ela acumula com lembranças de seus dias. London não lembra de seu passado, a única coisa que ela tem certeza é do futuro. Sim, apesar da "amnésia" diária, ela consegue prever o que acontecerá mais a frente. Mesmo com sua falta de memória e seu "dom" de saber o que acontecerá no futuro, London até que tem uma adolescência como a de qualquer outra pessoa. Ela não faz o tipo popular, e tem a sorte de ter uma melhor amiga que sabe de seu segredo (sobre a amnésia e o dom), e está sempre disposta a ajudá-la. Mas as coisas entre as duas começam a ficar abaladas quando Kate fica afim de um professor e London não a apoia - principalmente por saber que aquela relação não iria terminar bem no futuro -, e também por um outro motivo: London conhece um garoto, o fofo do Luke, por quem, mesmo no dia seguinte ela não se lembrando dele, está sempre se apaixonando.
Eu adorei o livro, super fofo, e o Luke é um amor de garoto e a London também é bem cativante. A narração da autora é envolvente, a história é bem interessante, apesar de ser um tanto paradinha. Só não consegui entender uma coisa: como a London consegue lembrar da matéria de escola? Sério, gente. Ela não consegue lembrar nada de seu dia-a-dia, e tem que ler todas as manhãs quando acorda um monte de bilhetinhos que ela deixa com o resumo de seus dias pra poder "recordar" o que aconteceu e assim levar uma vida normal em casa, no colégio, e talz. Então o que ela faz pra ser uma aluna aplicada e passar todos os anos? Será que ela estuda tudo todos os dias??? Acho que não, en? rs Em nenhum momento a autora toca nesse ponto, e eu ficava me questionado se essa parte ela não se esquecia, se ela conseguia acumular. Até tem um ponto na história que a personagem diz sobre a uma parte de sua memória que não foi danificada, que é a parte do raciocínio, mas e a memorizações de fórmulas e companhia???    
Bom, foi só isso que me deixou com a pulga atrás da orelha, nem me incomodei por não acontecer muita coisa durante o livro inteiro. Vi algumas pessoas comentarem sobre isso, mas não me incomodou porque mesmo não tendo grandes novidades durante os capítulos, o Luke conseguiu fazer a minha alegria sendo o fofo que é. rs OK. Antes que você pense que o livro é só romance, há também um mistério chocante sobre o passado da London, que você irá descobrir lá pro fim da história.
Só achei que o final ficou um pouco apressado. Tive a impressão que autora quis correr com ele, sem entrar muitos em detalhes. Por isso dei 4 estrelinhas, pois queria que ela tivesse se prolongado mais sobre os fatos, e até mesmo ter estendido um pouquinho a história. Mas acho que o jeito que terminou também foi satisfatório, deu pra ter uma idéia do que vai acontecer, pena que ficou tudo pra nossa imaginação.
Nota: 

Deixaram recados na parede do Toalete:
2 comentários:

  1. Parece ser uma leitura agradável. Se não me engano acho que vai ter até uma adaptação para o cinema.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sobre isso eu não sei, mas vou pesquisar pra saber e venho te falar \o/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...