Resenha: Antes que eu vá

Se você morresse, qual dia você escolheria para reviver? Sam não teve essa oportunidade de escolha.
A resenha de hoje é do livro Antes que eu vá, de Lauren Oliver, lançamento da editora Intrínseca.
A história gira em torno do último dia da vida de Sam, uma adolescente que ao morrer em um acidente de carro, passa a ter que reviver várias vezes o dia em que morreu.
Só que Sam não é uma personagem boazinha. Seu grupo de amigas são nada mais nada menos do que as garotas mais populares do colégio, que vivem esnobando as outras pessoas de popularidade inferior.
Apesar disso, vemos que Sam é feliz daquele jeito, e nem se arrepende de nada do que faz, afinal, ela tem um namorado lindo e desejado por todas as outras garotas do colégio, amigas descoladas, e popularidade, o que mais uma garota poderia querer? 
É dia do cupido, quando os alunos recebem flores de admiradores, quanto mais flor uma pessoa receber, maior sua popularidade, como podem perceber, é um dia importante para ela e suas amigas; mas além disso, outra coisa torna aquele dia tão importante: Sam finalmente irá perder a virgindade com seu namorado, Rob. Mas quando ela recebe a flor dele com um simples "com amor" no final da frase, ela que esperava uma declaração por parte dele, fica frustrada, pois a carta dele não tinha sido tão interessante quanto a de Kent, um garoto que era visivemente apaixonado por ela e que fora seu amigo durante a infância, mas que infelizmente não se tornara popular como ela, o que não o faz ser "bom o suficiente" para ela.

Mas isso não quer dizer que Sam e suas amigas não possam frequentar a festa em que alguém como Kent esteja planejando praquela noite. Após muita bebedeira, drogas, sexo, e buylling, a festa chega ao fim. E a caminho de casa, o carro em que Sam está, junto com suas amigas, bate em uma árvore.
Após o acidente, Samantha acorda em sua cama e descobre que ainda é o dia 12 de Fevereiro, dia do cupido, o mesmo dia em que acabara de vivenciar. No começo ela acha que tudo não passa de um dejavú, mas quando tudo ao seu redor acontece exatamente do mesmo jeito que "sonhou", ela se dá conta que é muito mais do que isso, é real.
E como não tem mais o que fazer a não ser aceitar que está morta e que talvez aquilo fosse um pós-morte, ela passa a viver os dias intensamente, oras passando ao lado de suas amigas, oras passando ao lado de sua família, oras fazendo muita besteira como, indo além com o professor mais gato do colégio, ou estourando o limite de um cartão, oras descobrindo o verdadeiro amor; mas no final ela se dá conta que o motivo de reviver o mesmo dia, não é para ela ter uma oportunidade de viver um dia a mais, mas corrigir seus erros do passado.

Quando eu vi no facebook da editora que esse livro ia ser o próximo lançamento, eu fiquei na expectativa, louca pra tê-lo em mãos e colocar a leitura em dia, mas quando ele chegou, eu li algumas resenhas que me deixaram com o pé atrás. E foi mais do que uma surpresa maravilhosa quando comecei a lê-lo. Simplesmente excelente. Um livro pra te fazer se emocionar, rir e chorar, e também refletir, e refletir muito, sobre nossas ações, e em como nossa vida é curta. Eu não tenho palavras para dizer o quanto gostei do livro. Só peço isso: leia! É muito lindooo mesmo. E a gente fica lendo naquela expectativa que a Sam no final fique viva, mesmo sabendo que não tem como, ela já está morta. E o pior é que ela não pode ir além daquele dia, ela não pode mudar o presente, ela nunca mais vai ter oportunidade com aquele carinha que ela descobre estar apaixonada, nunca mais vai ter oportunidade de dizer eu te amo para seus pais, nem de ensinar tudo que aprendeu nos últimos anos para sua irmã mais nova.. Aí fica essa mensagem pra quem o lê, nunca deixe nada para depois, e ame intensamente, demonstre seu afeto por quem você ama, pois pode ser que você não tenha outra oportunidade pra isso.
Perfeito, lindo, romântico, divertido, e triste. Um livro que sempre recomendarei a todos, porém, àqueles que gostem de uma pegada mais teen.

Título: Antes que eu vá
Autora: Lauren Oliver
Páginas: 360
Ano: 2011
Editora: Intrínseca 
Preço: 39,90
Nota:

Deixaram recados na parede do Toalete:
15 comentários:

  1. Ain super Afim de Ler este livro!! *-*
    Nossa vou passa-lo na frente dos outros.
    Adorei sua resenha!!
    Beijos Enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser tão lindo *-*
    Resenha ótima!

    :**
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. Livro excelente mesmo, daqueles que eu queria ter na minha estante. Uma pena que eu tive que mandar pra May (a gente troca entre si os livros de parceria) hauhuahuahuahuaa =/

    Adorei a resenha, me fez relembrar meus momentos de leitura e me deu saudade ^^

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Menina!!! Fiquei louca p/ ler...
    Deve mesmo ser ótimo!
    Bjs!
    Déia Feminices

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    nossa, deu vontade de ler!!!!

    Estou passando para dizer que adoro seu blog, e ficaria honrada se visitasse o meu!
    Está no ar um HIPER SORTEIO com dez prêmios!!
    Tenho certeza que irá gostar!!

    Aguardo vc por lá, hein?! Hehe

    Beijinhos
    Pri
    @prikuwer
    http://sbpri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me chamou a atenção desde da primeira vez que vi a capa e o titulo , e lendo a resenha fiquei com mais vontade ainda de ler o livro , acho que todo mundo queria ter uma segunda chance de fazer algumnas coisas diferentes de pudessem ,e é uma grande lição vc ver o que vc fazia pras pessoas e como poderia ter sido diferente , adorei a resenha ,beijos Mih

    ResponderExcluir
  7. Nossa, esse livro parece lindo demais. Já li outras resenhas, e estou cada vez mais encantanda. Quem dera todo mundo tivesse oportunidade de consertar os erros do passado, não é mesmo? Estou louca para ler.

    Beijos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  8. Vamos combinar, quem não fica encantado com esta capa? Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Primeiro a capa ja ganha qualquer um, el a é linda demais. Também fiquei louca pra ler assim que fiquei sabendo, que seria lançado aqui, apesar de achar que vou chorar muito com o livro(medo de livro assim rs), ansiosa pra poder ler,
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro.
    Já vi muitas resenhas positivas, como a sua, sobre ele.
    A capa é linda tbm, sem dúvida. :D

    ResponderExcluir
  11. Loooooooooooooouca pra ler esse livro! Todas as resenhaas que já li falam super bem dele! Parece ser uma história incrível! Anciosíssima pra ler :]

    ResponderExcluir
  12. ehehhe eu amei a resenha, aliás o livro é bem instigante to louco pra começar a ler... a personagem parece meio tonta mas nada q uma boa história como essa e com uma oportunidade de rever seu passado nao resolva


    Att. Rafa
    Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha! Minha mãe que iria gostar muito, mas muito deste livro, rs! E eu, claro que não iria deixar de lê-lo também.

    ResponderExcluir
  14. ótima resenha,gostei muito do livro parece ser um daqueles livros que iremos sempre lembrar e levar algo importante para nós mesmos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...