Resenha: A pirâmide vermelha de Rick Riordan

Título: A Pirâmide Vermelha
Autor: Rick Riordan
Páginas: 448
Editora: Intrínseca
Preço: 39,90
Compre já!
 
Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida "normal". E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum.
Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica.
Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer - e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós.
Primeiro volume da série As crônicas dos Kane, A pirâmide vermelha leva aos leitores a aventura, o mistério e o irresistível humor já característicos dos livros de Rick Riordan, autor da bem-sucedida série Percy Jackson e os olimpianos. Os capítulos narrados ora por Carter, ora por Sadie, dão à história o tom ao mesmo tempo engraçado e comovente da rivalidade e das provocações entre os irmãos, que mal se conhecem no início da saga, mas, quem sabe, ainda serão grandes companheiros.
"AVISO
O que você vai ler neste livro é a transcrição de um registro digital. Em certos pontos, a qualidade do áudio era ruim, por isso algumas palavras e frases representam o melhor palpite do autor. Sempre que possível, ilustrações de símbolos importantes mencionados na gravação foram adicionadas. Ruídos de fundo, como os de xingamentos, agressões e tabefes entre os dois locutores, não foram transcritos. O autor não assegura a autenticidade do registro. Parece impossível que seja verdade o que dizem os dois jovens narradores, mas você, leitor, deverá decidir por si."  
Desde a morte de sua mãe, Carter Kane vive com o pai, e sua irmã Sadie vive com os avós em Londres. Ele sempre acreditou que os avós não o quisessem por causa de sua cor herdada de seu pai Julius Kane; já sua irmã Sadie puxou a sua mãe, os mesmos olhos azuis e cabelos claros. Seu pai é aparentemente um egiptólogo, se veste como um, é fascinado por museus, mas ele parece viver numa fuga constante, e coisas estranhas acontece toda vez que ele pára em algum lugar. Apesar disso Carter nunca desconfiou que seu pai escondesse um segredo tão bombástico; mas durante a noite de natal quando eles vão pegar sua irmã - a quem ele vê duas vezes ao ano - para um passeio ele se depara com algo que nunca imaginou que existisse.
Julius os leva para uma aparente visita ao British Museum, sendo que no caminho as coisas já começam a ficar estranhas, principalmente quando ele começa a dizer a todo o momento frases sem sentido, como por exemplo, que as coisas iriam voltar a ser como antes, deixando os irmãos sem entender o que ele queria dizer com aquilo. E é lá no museu que eles descobrem que existe um mundo diferente daquele que eles estão acostumados, quando Julius causa uma enorme explosão na Pedra de Roseta - um artefato usado para interpretar os hieróglifos -, libertando uma criatura assustadora que o aprisiona em um caixão. Os irmãos Carter e Sadie passam a correr contra o tempo para tentar resgatar o pai deles e descobrir o segredo do quais seus pais tanto tentaram privá-los, embarcando em uma longa aventura histórica, exigindo deles muita sabedoria para lidar com o mundo de deuses e demônios egípcios.
O livro é uma aventura só. Os capítulos são intercalados de dois em dois entre os irmãos Sadie e Kane. Eu particularmente gostei mais das partes em que Sadie narrava, ela era muito engraçada, toda cheia de marra, e me fazia rir. Mas o Carter também tinha seus momentos cômicos, principalmente quando este provocava sua irmã - De vez em quando, um interrompe a narração do outro -. Outro personagem que muito me agradou foi a Muffin, a gata que Sadie ganhou de seu pai e que ela descobre ser mais do que um simples animal de estimação. Também tiveram alguns outros que espero rever no próximo livro. Eu adorei esse mundo criado por Rick, e me lembrou um pouco Harry Potter e o mundo dos bruxos, só que dessa vez é o mundo dos faraós. Também achei incrível o modo como ele conseguiu passar para o leitor o quanto foi difícil pros irmãos completarem a missão juntos quando são praticamente dois desconhecidos; os dois se viam apenas duas vezes ao mês e tinham uma certa "invejinha" um do outro; Carter por achar que Sadie tinha tudo - casa, o carinho dos avós, estudava em uma escola, ia a shoppings, e tinha amigos -. E Sadie por Carter ter o que ela sempre quis: a presença de seu pai. Sadie sempre acreditou que Julius não gostasse o suficiente dela e por isso escolhera seu irmão para embarcar com ele em suas "aventuras", mas o que ela não sabia era que seu pai tinha feito isso pensando na segurança dela, e que Carter detestava viver daquele jeito, pulando de lugar em lugar, sem um endereço fixo.
Nessa semana eu comecei a ler a série Percy Jackson e os Olimpianos, e notei que ambas as séries são muito semelhantes, com apenas algumas poucas diferenças; são fatos históricos diferentes. E os personagens principais de  Percy são mais novos que os de A pirâmide vermelha. Então se você gostou da série de Percy Jackson, com certeza vai adorar as crônicas de Kane. É cheio de aventura com uma dose de humor. E a gente ainda aprende um pouco de Hieróglifo. Só houve algumas partes no livro meio confusas, e outras que eu me perguntava "Meu Deus, como ninguém percebe o que está acontecendo??? Carter luta contra um demônio no meio de um aeroporto e depois fica tudo por isso mesmo, não sai nem no jornal do dia seguinte". Mas mesmo assim o livro é muito bom. Tem algumas partes realmente fantásticas. O Rick como sempre teve uma idéia bem original. Acho que daria um excelente filme, e com certeza isso irá acontecer como foi com Percy Jackson. Só espero que não estraguem a história do livro, pois definitivamente o filme "Ladrão de Raios" não me agradou muuuito.
Eu confesso que este gênero de livro não é muito a minha praia, eu curto algo mais romântico e talz, mas depois que o terminei me bateu uma saudade dos irmãos Kane!!! Espero que a Intrínseca publique logo o segundo (que será lançado nos EUA no dia 05 de Março). *___*

Nota:


contador free Pessoas leram a resenha!

Deixaram recados na parede do Toalete:
6 comentários:

  1. Quero ver livro assim com download free para iPad. Pra comprar, só tendo uma estrutura boa pra armazenar uma coleção grandiosa como essa que se inicia. #boadica

    ResponderExcluir
  2. Também não faz o meu gênero esse tipo de história...Mas pelo visto esse autor é estilo ao do anjos e demônios, utiliza forte racioncínio ligado a fatos da realidade. Espero ler esse e o ladrão de raios para depois ter uma opinião certa XD
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Ahhh ainda não tinha visto o booktrailler...
    AMEI essa saga...agora, esperar até 2011 p/ sair em inglês e dps em português é que vai ser tenso...rs

    ResponderExcluir
  4. Poxa nem fala, vou ter q reler o livro por causa da minha memória kkkkkkk Espero rever os Kane!!! *___*

    ResponderExcluir
  5. Anda não comprei esse livro! Estou terminando Percy primeiro (que vergonha né?)!

    Também prefiro livros de romance, mas tenho uma quedinha por uma boa aventura, e tenho lido muitas resenhas falando super bem desse!

    Está na lista de próximas compras, ou quem sabe algum papai noel bonzinho resolve me dar de Natal...

    beijoss

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkk Adoreeei
    Poxa o livro é mt bom sim!!! Tenho certeza q vc vai adorar a aventura dele. Só não falei mais por causa dos spoilers, que até já deixei passar alguns durante a resenha rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...