Resenha: Paixão e liberdade de Flávia Cristina

Título: Paixão e Liberdade
Autor: Flávia Cristina Simonelli
Editora: Novo século
Páginas: 177
Preço: 24,90
Compre já!

"Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente?
Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro, desconcerto.
Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão.
Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Um romance arrebatador, que irá prendê-lo da primeira até a última linha.
"
"Foi numa tarde de outono. Recebi o telefonema de Camila e larguei todos os meus afazeres para encontrá-la num café. [...] Avistei-a sentada de perfil para a porta de entrada lendo um informativo qualquer, talvez o jornal do bairro. [...] Minha mente voltou aos anos de faculdade, quando meus sentimentos por Camila eram paradoxais, incoerentes: misturavam cumplicidade e raiva, admiração e inveja. Ela era dessas amizades que perduram na memória com uma resistência quase cristalizada, que repentinamente rompe a distância do tempo cronológico e se torna presente vivo. Depois da formatura, tomamos rumos diversos. Eu a vi poucas vezes. Eram encontro esporádicos, até o esporádico tornou-se raro e do raro, nunca mais soube nada a seu respeito. [...] Havíamos sido próximas numa época da vida em que nem sempre sabemos como os encontros são passageiros. Podem ser fortes e profundos; pode-se até mesmo tentar manter o contato por um esforço persistente de vontade quando a rotina não exige mais o convívio, mas passam. Sempre passam."

O livro conta com o reencontro de duas amigas do colegial que não se vêem há 20 anos. Era de se esperar uma mudança de personalidade nelas depois de tanto tempo, mas elas não esperavam que fosse tanto. Nesse reencontro, Camila conta sobre seus dissabores da vida. Isabel conta sobre suas paixões - primeiro casou-se com um marido perfeito, mas este morreu em um acidente de moto, depois ela se casou novamente, mas com este não deu muito certo. Então ela conheceu Fabrizio, um rapaz misterioso, que é casado, tornando uma relação entre eles meio impossível -.
Eu particularmente gostei mais das partes em que Camila contava sobre sua vida, ela era uma pessoa amargurada buscando alguma forma de redenção por um erro cometido no passado, o que faz sua vida tomar outro rumo, num país diferente, algo que nem ela nem ninguém poderia imaginar.
Não há muito o que dizer sobre este livro, pois qualquer coisa que eu possa estar dizendo será um Spoiler. Eu acho que já até falei demais! rsrs Só o que precisam saber é que é isso, o reencontro de duas amigas que começam a contar o que aconteceu com ambas durante os 20 anos em que não se viam. O livro é muito bem escrito, adorei o jeito da Flávia de escrever. O final do livro é bem surpreendente. Para os amantes de uma boa leitura, com um tema mais adulto e uma pitada de filosofia, esse livro é extremamente recomendado.

Nota:


FLÁVIA CRISTINA SIMONELLI nasceu em São Paulo, estudou no Colégio Dante Alighieri e se formou em Letras e Administração pela Universidade de São Paulo. Em 2001, iniciou seus estudos de Antroposofia, vindo a concluir, anos depois, a Formação de Pedagogia Curativa e Terapia Social, reconhecida pela seção médica do Goetheanum, em Dornach. Em 2008, começou a cursar Formação Biográfica pela Escola Livre de Estudos Biográficos, com o intuito de aprofundar seus conhecimentos do desenvolvimento da vida humana, com base nas leis biográficas, dentro de uma visão antroposófica. Publicou seu romance de estréia, A Porta, em 2007. 

Sorteio em breve!
contador freepessoas leram esta resenha!

Deixaram recados na parede do Toalete:
6 comentários:

  1. Gostei da sinopse e da resenha...
    Estou dentro se rolar sorteio....rs

    Andy_Mon petit Poison

    ResponderExcluir
  2. Ei Karina, ainda não conhecia e achei o enredo bem interessante.

    bjoo

    P.S: 3 estrelinhas em diários pq não consigo engolir tudo que ela escreve rs, a narrativa é ótima mas a autora viaja na maionese demais hehe

    ResponderExcluir
  3. Primeira vez que vejo falar sobre esse livro e acho que deve ser muito bom... No momento, não é o tipo de leitura que estou procurando. Mas o tema é muito bom! Se afastar de certas amigas é inevitável, mas quando percebemos já está tudo diferente, as pessoas mudam mesmo e depois não sabe voltar a ser a amiga de antes... Experiência própria mesmo! A faculdade ajuda bastante a separar... uma pena, mas acontece e por mais que digamos que vai ser para sempre, é bem difícil resistir...

    Beijos

    http://promocoesnaprateleira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. As vezes tenho um medo de perder uma amizade por causa da distância :X rs
    Mas pelo visto com o reencontro quem sabe a amizade não volta? E olha só o quanto de fofoca elas tem para contar! Karina mais um livro para eu ler aí ;)

    ResponderExcluir
  5. Achei a capa muito fofa e histórias românticas eu adoro! =D
    Parece ser bem legal.

    Bjusss
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser mt bom, a história é interessante. Espero o sorteio ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...