Cuidados para o verão

Fonte: Vila mulher; Minha Vida.
Já não é de hoje que sabemos que devemos proteger nossos cabelos e pele no verão, certo? Ainda mais agora, final de ano, chegada de Janeiro, mês em que todo mundo aproveita pra tirar aquela férias básica e ir pra praia.  Pra você que vai viajar, ou não vai, mas vai frequentar praia ou piscina, fique por dentro das dicas dos especialistas no assunto para você ficar com cabelo e a pele linda e protegida no verão.


  • Mantenha os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborréia e caspa. Durante o calor, o suor e a umidade facilitam muito os problemas como seborreia e a caspa. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a lavagem diária não prejudica, mas sim, melhora a qualidade dos fios. 
  • Enxágüe bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.
  • Proteja seus cabelos das radiações solares. Estas radiações, além de causarem danos à nossa pele, também agridem de forma intensa os fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágüe que tenham filtro de proteção solar.
  • Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos. Ao contrário, podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina, deixando os fios mais fracos e suscetíveis às quebras.
  • Evite manter os cabelos úmidos sempre amarrados ou presos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.
  • Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, da piscina). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios.
  • Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los de uma a duas vezes por semana é uma boa.
  • Escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta. Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxágüe com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto de saúde.
  •  Aproveite esta época do ano para relaxar. O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que por si só são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade. Relaxe, pratique exercícios físicos, conviva com pessoas que gosta. Estes hábitos deliciosos também contribuem para cabelos mais bonitos.
  • Tenha uma boa alimentação. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos. 
Protetores solar para cabelo


Agora, falando sobre a nossa pele, é fundamental que você lembre de usar sempre um protetor solar. Houve uma vez que eu fui a praia e peguei sol, muito sol porque eu queria ficar queimadinha (fiquei um camarão), e não usei nada, nenhum tipo de proteção. Moral da história, virei um camarão, meu corpo ficou cheio de bolhas e ardido, tive que recorrer ao Calamed, e depois quando comecei a descascar, meu rosto ficou todo ferido e posteriormente com manchas. Graças a Deus as manchas saíram, mas fiquei com algumas sardas. E agora morro de medo de quando chegar a idade ver o resultado, porque é lá que a gente vê as consequências do sol expostas. 

Alguns cuidados cuidados com a pele no verão:
  • Evitar a exposição solar prolongada.
  • Tomar banhos mornos, nunca muito quentes
  • Usar óleos de banho
  • Evitar se ensaboar demais para não ressecar a pele 
  • Aplicar hidratantes após o banho no rosto e no corpo 
  • Ingerir bastante líquido durante o dia
  • Usar vitaminas especificas para a pele, como vitamina C, vitamina E, Omega3 e o silício orgânico, pois ajudam a manter a pele equilibrada e nutrida. 
Mas quem disse que cuidar da pele se baseia apenas nos cuidados com o sol e auxílio de cremes? Também devemos estar alerta a nossa alimentação diária. Por isso, evite frituras e comidas pesadas e abuse das frutas e verduras. Beba em torno de 2 litros de água por dia, podendo incluir nessa conta os sucos. Coma muitas frutas e vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora, mamão e manga, e folhas verde-escuras, como rúcula e espinafre, que são alimentos ricos em betacaroteno, um pigmento que é transformado em vitamina A pelo organismo, auxiliando na formação da melanina e protegendo a pele contra os raios ultravioleta, além de contribuir com uma cor natural ao bronzeado.
  
Como escolher o seu protetor solar
  • Os produtos em aerossol são fáceis de aplicar e espalhar.
  • O protetor solar em creme é indicado para peles mais secas.
  • Para as peles mais oleosas, é indicado o uso de loções fluídas livres de óleo e gel.
  • O filtro solar em spray é indicado para as áreas com pelos, pois são mais práticos. Você pode usá-lo em todo o corpo se quiser. Porém, você deve deixar secar naturalmente, não usar nada para secá-lo.
  • Quanto ao fator de proteção, acima de 30 os protetores solares são mais fortes sim, mas a proteção não aumenta muito, ou seja, um protetor solar 60 não dá proteção duas vezes maior que 30. A proteção do protetor solar 60 é apenas um pouco maior que a de 30, o que realmente aumenta muito o preço. Então, não há necessidade de protetores com FPS tão alto. Os protetores com fatores mais altos são indicados para pessoas com problemas de manchas ou doenças que são ativadas pelo sol, como o lúpus.
Se você quiser se bronzear

  •  Para se bronzear, você não precisa e não deve se queimar. Pois as queimaduras repetidas ao longo dos anos podem levar ao câncer.
  • Entre 10 e 16 horas, a exposição aos raios ultravioleta B, causador das queimaduras solares, aumenta muito. Então, para se bronzear, chegue à praia antes das 9h e fique de 15 a 20 minutos no sol. Após isso, aplique o protetor solar.
  • Se você não conseguir chegar à praia tão cedo, aplique o protetor assim que chegar, pois você terá os seus 20 minutos para que ocorra o estímulo da melanina para produzir o seu bronzeado.
  • Lembre-se que o bronzeado começa a 48h após o banho de sol. Por isso, não passe horas tomando sol achando que assim você ficará bronzeado mais rápido. 
Queimadura solar
Esqueceu o protetor e se queimou? O tratamento vai depender do tipo de queimadura:
  • Se a pele só está vermelha e ardida, use cremes e pomadas à base de cortisona, beba bastante liquido, use hidratantes com aloe vera e calêndula, e, se possível, evite o sol por 48 horas, que é o tempo para a recuperação da pele.
  • Se na sua pele surgiram bolhas ou se você apresentar febre, procure um médico imediatamente, pois o problema pode ser mais grave.
  • Não fique puxando a pele que começar a descascar, pois podemos propiciar a infecção e o aparecimento de manchas.
  • As bolhas podem ser drenadas, porém não arranque a pele que fica por cima delas, pois é uma proteção natural contra infecção.  

contador de acesso grátis Pessoas leram este post!

    Deixaram recados na parede do Toalete:
    2 comentários:

    1. Muitas felicidades nesse ano que se inicia!
      Grande Beijo!

      ResponderExcluir
    2. Realmente sol nos cabelos sem cuidado ,os fios vão ficar horriveis!
      Amei o post s3

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...