A escolha de cada um

Título: A escolha de cada um
Atuora: Regina Monge
Páginas: 157
Editora: Novo Século
Preço: 24,90
Compre já!



Em "A escolha de cada um", Regina nos leva a um ponto de vista de um personagem inusitado: um livro. Isso mesmo, um livro. "A escolha de cada um" é dividido em duas partes. Na primeira o narrador da história é nada mais nada menos que o próprio livro. Sim, ao contrário do que imaginamos, os livros têm sentimento, e este narra tudo, desde sua criação até o momento em que ele se torna um best-seller.

Ele conta a história de seu autor J. Hubert, um autor que após ter uma vida de celebridade - quando seu primeiro livro se torna um sucesso e bate recordes de venda em vários países e se torna filme - decide largar tudo pra aproveitar a vida com sua esposa e amigos, conhecendo o mundo a fora. Depois de alguns anos parado, e sob muita pressão de um novo sucesso aguardado pelo público, J. Hubert decide voltar a fazer sua grande paixão: escrever. E ele escreve vários romances, mas nunca acha que será bom o bastante pra se tornar um best-seller, só no quinto romance ele se dá por satisfeito e decide lançá-lo. Este quinto trata-se do livro que está narrando toda a história. Mas ao contrário de toda expectativa esperada, o livro não se torna um sucesso, e as críticas são crueis. Abalado J. Hubert vê sua vida se arruinar diante da bebida, e morre dois anos depois num acidente na Holanda. Alguns anos depois, o livro se encontra esquecido na prateleira de uma livraria, e depois de uma espera incessante, eis que surge um comprador. E esse comprador irá mudar totalmente o futuro desse livro, fazendo-o sair do esquecimento, e tornando-o assim o tão desejado best-seller.A segunda parte traz a história contida no livro. Anna tem 42 anos e conquista o cargo que sempre sonhou. Apesar da realização profissional, ela não consegue se sentir feliz, um vazio causado por uma tragédia do passado não a deixar seguir em frente com a vida; quando tinha 20 anos, se apaixonou por um rapaz durante a faculdade, ela tinha planos de construir um futuro ao lado dele, ter filhos, mas vê todos os seus sonhos se desmoronarem quando Pedro morre em um terrível acidente de moto. Desde esse dia ela não consegue mais se relacionar com ninguém. Mas em uma viagem a Petra, Anna redescobre o amor, e aprende a deixar o passado no passado, e a viver intensamente o presente.

Ser lido é o sonho de qualquer livro, porque representa respirar, obter forças para lutar por ideais. Ser lido é existir num mundo das letras e das lutas.

Eu adorei o livro, e me identifiquei bastante em alguns pontos, me fez repensar sobre algumas escolhas que fiz. É interessante essa parte em que o livro está narrando a história, pois você lê ele ajudando várias pessoas que o lêem, e de alguma forma isso acontece na vida real. Quem nunca leu um livro e encontrou respostas pra algum tipo de problema que estava passando no momento?  O livro muita das vezes faz o papel de conselheiro. Várias vezes encontrei solução pra algum tipo de problema que eu estava tendo lendo um livro em que me identifiiquei com o personagem. "A escolha de cada um" relata isso. Na primeira parte, por exemplo, quando o livro é o narrador, no decorrer da história nós conhecemos vários personagens que tomam posse do livro e acabam encontrando nele solução para alguma coisa na vida deles que não estava certa. O que eu tirei do livro foi que a gente pode tudo que realmente queremos se desejarmos com afinco, e devemos viver intensamente a vida, esquecendo as coisas que ficaram no passado. A vida é feita de escolhas, basta a gente optar pelo caminho certo que muita vez não enxergamos, mas está bem na nossa frente, e não devemos temê-lo. E como o livro sempre diz "O universo está sempre conspirando ao nosso favor".
Apesar da lição que o livro nos ensina, quero deixar claro que não se trata de um livro de auto-ajuda. O livro é ótimo, e a única coisa que eu tenho pra reclamar são as poucas páginas. Eu achei que a história ficou corrida, quando as coisas estavam começando a esquentar, o livro chegou ao fim. :(
Fora isso, adorei; O livro possui uma história muito legal, fácil de ler, e inspiradora que com certeza irei reler várias vezes. Aaaah, e o cenário é maravilhoso. Fiquei até com vontade de viajar à Petra! rsrs Livro recomendadíssimo!

Nota:

Agradeço pela oportunidade de poder ler e conhecer o trabalho de mais uma escritora Brasileira. Fiquei muita grata e espero poder ler os próximos trabalhos da Regina que disse em uma entrevista que já possui um novo livro em mente. 

 REGINA MONGE nasceu em 1967, na cidade turística de Águas de São Pedro, interior de São Paulo. Em 1987, mudou-se para a cidade de São Paulo, onde vive até hoje. É comunicóloga, formada em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Tem MBA em Marketing pela ESPM e especialização em História e Linguagem do Cinema pela PUC-SP. Desde adolescente sentiu-se atraída pela leitura; no início, teve sua curiosidade despertada pelas biografias dos grandes líderes; em seguida, começou a escrever suas primeiras poesias, deixando de lado pela correria da vida. A ideia da primeira parte de "A escolha de cada um" surgiu-lhe no início dos anos noventa. Memorizou-a pelo período de dez anos quando, de repente, começou a receber uma nova inspiração para a segunda parte. Este livro também faz parte desses mistérios do Universo, que só o tempo explica. Para ele existir houve um longo processo, porém a autora teve coragem de fazer sua escolha. 

Tem uma entrevista com a autora muito interessante lá no blog "Nosso Romances". Clique aqui pra ler.

Para entrar em contato com a autora através do blog ou twitter:


Agora, uma surpresa pra vocês. Quem assistiu ao vídeo da "caixinha de correio" já sabe o que é. A Regina disponibilizou um exemplar de "A escolha de cada um" autografado para sorteio. Então fiquem ligado que amanhã estarei postando essa incrível promoção aqui no Toalete.


Contador acesssopessoas leram esta resenha!

Deixaram recados na parede do Toalete:
17 comentários:

  1. Acho que preciso ler esse livro, urgentemente...

    ResponderExcluir
  2. AAAi, esse livro parece ser uma maravilha! Posta logo a promoção!!! *__*

    ResponderExcluir
  3. Olá Karina,

    Adorei a resenha, ficou ótima.

    Fiquei muito feliz que tenha gostado e que de alguma forma o livro tenha mexido com você e espero que possa fazer o mesmo com outros leitores.

    Estou à disposição dos leitores do blog, fiquem a vontade em escrever:
    Autora_aescolha@terra.com.br

    Estarei sempre passando por aqui.

    Grande beijo

    Regina Monge

    ResponderExcluir
  4. Ahh, amei a resenha! Gostei da idéia de um livro ser o narrador, deve ser bem interessante!

    Me deixou muito curiosa para ler, e com mais vontade ainda de ganhar a promoção rsrs

    ResponderExcluir
  5. Estou louca pra ler esse livro !! Nunca imaginei um livro narrando uma história !!!
    Tenho certeza q vou gostar muuuuuuuuuuito !!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Eu tenho uma tara enoorme por livros, esse chamou minha atenção. Fiquei in love com ele <3

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Super animei de ler esse livro, deve ser muito interessante estar na percepção do próprio livro, do desejo de ser lido e descoberto!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Sao escolhas que movem as pessoas, so o titulo me seduziu profundamente agora com esta resenha fiquei com gostinho de quero mais. Ja adicionei a minha lista de compras de outubro, o problema que a lista ja tao grandinha.

    Mais uma hora consigo o livro para ler.

    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal,

    estou acompanhando os posts e curtindo os comentários. Espero receber um feedback por e-mail, de cada um de quem tiver oportunidade de ler o livro.

    autora_aescolha@terra.com.br

    beijos

    Regina

    ResponderExcluir
  10. acho que este pulou algumas linhas da lista dos livros que quero ler!
    =D

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro que mexe com nossos sentimentos. Fiquei curiosa e louca para ler!

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro!!!Amo ler,viajo,haha!
    www.infinitofeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Este livro tem tudo a ver comigo, pois uma certa parte que fala da mo0rte de Pedro num acidente de moto, isto não é historia para mim, aconteceu justamente poucos dias antes meu casamento, hj estou bem casada, mas iesta historia mexeu comigo

    ResponderExcluir
  14. Fernanda Carvalho6 de maio de 2011 11:18

    Amei a resenha, quero ler!!!

    A capa é linda!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...