Verdades e mitos sobre: Cera Quente

E aí, meninas, tudo certo? Ontem eu tive uma tarde muuuuuuuuito dolorida. A gente sofre muito pra ficar bonita, cara. Por que estou dizendo isso? Eu aderi à depilação com cera quente, e gente, quem disser pra vocês que não doi, essa pessoa é uma grande mentirosa,  porque dói, e dói muito, ainda mais nas regiões mais abaixo, se é que você me entende. Tudo bem que não tem coisa melhor, você não vai sentir aquela penicada incômoda como quando você usa gilete, e a sua pele vai ficar lisa por muito mais tempo, mas gente, eu estou até com medo de fazer de novo. A única coisa boa, se é que pode se dizer assim, é que a dor é instantânea, só dói na puxada, depois não fica latejando, nem nada, e a parte ruim, além da dor, é que a depilação é aos poucos, pedacinho por pedacinho, ou seja, você vai sentir dor várias vezes, a cada extremidade da sua pele.

Mas não se deixem abalar com o que eu estou dizendo, eu estou sendo sincera, dói, mas é suportável e depois que acaba o resultado é ótimo. Eu também aderi à esse tipo de depilação porque, além de eu ser muito cabeluda (quase um Tony Ramos da vida), eu antes estava usando Veet, e o que estava acontecendo comigo???? Eu estava ficando cheio de cabelo encravado pelo corpo, uma coisa horrível e dolorida, e os cabelos da minha perna voltaram grosso, não tanto como se ela fosse depilada com uma gilete, mas grosso.
Hoje eu resolvi buscar na internet algo sobre depilação à cera, e encontrei alguns mitos e verdades sobre a depilação. Acabei descobrindo que depilação à cera também encrava cabelos, mas a esteticista que fez a minha depilação disse que pra evitar que isso aconteça, dois dias após a depilação, eu devia me ensaboar com uma esponja (não a de lavar louça, ok?).

Alguns mitos e verdades sobre a depilação à cera: (Com meus comentários entre parênteses)

AFIRMAÇÃO: A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes.
RESPOSTA: MITO. 
A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou micro vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar.
(Bom, de acordo com a esteticista que me depilou, isso não é mito, não é a toa que ela usou um outro método pra me depilar nas pernas, àquele como na foto).

AFIRMAÇÃO:
A cera quente aplicada com muita freqüência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sombrancelha e buço.
RESPOSTA: MITO.
Nem somente o calor, sem o movimento de "puxar a cera" altera o tônus da pele. Este estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infra-vermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.
(Outra coisa que eu já ouvi bastante falarem. E a esteticista que me depilou também confirmou, agora fiquei na dúvida, será mesmo que não deixa flácido??? Eu adoro fazer a sombrancelha com cera (por ser mais rápido e durar mais), mas parei quando me disseram que causa flacidez).


AFIRMAÇÃO: Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera quente.
RESPOSTA: MITO.
Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia.

AFIRMAÇÃO: A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele.
RESPOSTA: VERDADE. As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.
(Isso é verdade, eu fui indicada a usar protetor por pelo menos dois dias quando fosse ficar exposta ao sol, o mais aconselhado é não pegar sol MESMO. Nada de praia, piscina, ou etc, mas nem por isso você vai deixar de sair na rua, portanto, use protetor solar).

AFIRMAÇÃO: A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria.
RESPOSTA: VERDADE. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pêlo com mais facilidade e menos dor.

AFIRMAÇÃO: A reutilização da cera não traz problemas de pele, pois ela é fervida novamente em altas temperaturas, matando qualquer tipo de bactéria.
RESPOSTA: MITO:
Reutilizar cera depilatória, utilizando o processo de fervura, não mata bactérias mais resistentes.
(Isso, infelizmente, é verdade, gente. Tem muita gente por aí que reutiliza a cera pra outras sessões, e eu acho isso super nojento só em imaginar. Até mesmo a esteticista que fez a depilação em mim, disse que uma vez fez num lugar que faziam isso e ela pegou uma infecção nas partes íntimas. Portanto, veja bem onde você vai fazer).

AFIRMAÇÃO: Não se deve fazer nova depilação com cera em menos de 1 mês da depilação anterior.
RESPOSTA: VERDADE. A pele leva, em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória, que retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida.

AFIRMAÇÃO:
A depilação com cera quente encrava mais pêlos do que qualquer outra depilação.
RESPOSTA: VERDADE. A cera quente retira melhor os pêlos, deixando-os cada vez mais fracos. Ao nascerem novamente, se os pêlos encontrarem uma pele desidratada, áspera e seca, terão dificuldade para rompê-la e, com isso, irão encravar. Já em depilações com lâmina de barbear, isso é pouco comum, pois o pêlo raspado nasce pontiagudo e consegue perfurar a pele mesmo quando ela está seca e áspera.

AFIRMAÇÃO: É aconselhável que as gestantes de 9 meses de gravidez realizem a depilação íntima completa (tricotomia) para agilizar os preparativos do parto.
RESPOSTA: VERDADE.
Este procedimento realmente ajuda a facilitar os preparativos do parto, porém é recomendável que a depilação seja feita, paulatinamente, a partir do 5º mês de gestação, para evitar a sensibilidade maior que as mulheres apresentam no 9º mês de gestação.

AFIRMAÇÃO: A depilação com cera quente faz os pêlos crescerem mais depressa do que a depilação com cera fria.
RESPOSTA: MITO. Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.

AFIRMAÇÃO: Depilações em áreas íntimas tiram a proteção que os pêlos dão às mucosas, causando coceira quando os pêlos começam a crescer.
RESPOSTA: MITO. Quando os pêlos são retirados com cera quente e pela raiz, nascem mais finos e a depilação não causa coceira ou qualquer irritação. O mesmo não acontece quando a depilação é feita com lâmina de barbear, já que os pêlos engrossam e, ao romperem a pele, podem irritá-la.

AFIRMAÇÃO: Depois que a depilação com cera é realizada, não se deve utilizar a pinça para a retirada de pêlos que sobraram, pois isso faz com que eles fiquem mais fortes quando nascerem.
RESPOSTA: MITO. Os pêlos que resistem à depilação devem ser retirados com pinça para acabamento do trabalho realizado. Na depilação com cera quente, a pele fica relaxada e os poros dilatados, fazendo com que os pêlos fiquem praticamente desprendidos de sua raiz, facilitando a extração.

AFIRMAÇÃO:
É sempre bom intercalar uma depilação com cera e uma depilação com aparelho de barbear, para não irritar muito a pele.
RESPOSTA: MITO.
A depilação com cera quente não irrita a pele. Este procedimento só deve ser adotado em casos graves de pêlos encravados. Aí sim, a lâmina vai esfoliar a pele, soltar os pêlos encravados e deixá-los
pontiagudos, facilitando a saída da pele quando crescer.

AFIRMAÇÃO: A cera quente é mais indicada no inverno, pois as altas temperaturas do verão contribuem para aumentar ainda mais a temperatura da cera, causando vermelhidão na pele.
RESPOSTA: MITO. A temperatura da cera é a mesma no inverno ou no verão. A temperatura interna de cada pessoa é que muda conforme o clima ou temperatura externa, tornando a cera mais suportável ou não.

Bom, gente, essas perguntas foram respondidas pela Regina Jordão, que é uma esteticista que possui 36 unidades de depilação pelo RJ, intitulada de "Pello Menos".
Agora que vocês já sabem tudo sobre a depilação, ou quase tudo, que tal fazer também??? He he
Mas não se preocupem com a dor, porque a partir da 3º depilação o processo se torna menos doloroso, porque os fios já estarão mais finos.

Contador de acessopessoas leram este post!

Deixaram recados na parede do Toalete:
4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Carambaaa,amiga..tadinhaa de vc,mas dói mesmo, lembra que eu te falei que fiz a sobrancelha e o buço há umas 2 semanas atrás??? Pow, tipo,a sobrancelha não dói muito, mas o buço, foi o pior porque ela teve que passar várias vezes, umas 7, que eu me lembre, então dói mais, ainda mais porque é aqui assim do lado e perto do nariz, sei lá, parece que puxa os pêlos do nariz e tudo, geeeeente q horror...mas engraçado vc colocou uma pergunta aí que era minha dúvida, porque assim minha mãe comentou esta semana comigo assim: priscila, pára de ficar fazendo sobrancelha com a cera, pq envelhece mais rápido, deixa flácida e agora li aí na matéria que na verdade isso é mito, né? Vou até contar pra ela!! rsrsrs.. Miga, adorei o post, mas assim como vc,já estou com medo de ter que ir lá de novo, tanto medo que ontem pedi a minha mãe pra tirar minha sobrancelha com a pinça e raspei o buço com gilete mesmo..rsrsrrsrsrs...ahhh, mas semana que vem terei que ir,até pq já tem 1 mês,afinal agora póooooooode(ai q medo!!!) rsrss...bjossssssss migaaa!

    ResponderExcluir
  3. Karina... Meu Deus!!! deve doer muito mesmo e com équiooo rsss... Mulher sofre né??? eu estava rindo de vc falando q é quase um Tony Ramos huahuahuahuahuahua... pq eu me enquadro nesse aspecto tb... tenho mais cabelo q a Conga huahuahuahuahua...

    Amiga... estou aqui para te avisar q eu achei vários blogs com promoções de livros e coloquei tudo lá no meu blog ( na barra lateral escrito "PROMOÇÕES")... e como eu sei q vc gosta de ler como eu... achei q seria uma boa te avisar para vc participar tb e ser minha concorrente huahuahuahuahua...

    Bjosss e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!

    Ai, sabe, odiei a cera Veet, nao me adaptei nenhum pouco, ja com cera quente, apesar de doer pra raios, eh uma beleza!!

    Adorei o post!

    Beijokas

    Ah! Ta rolando sorteio la no Calcinha! Participe!!

    Beijokas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...